- Obter link
- X
- Outras aplicações
Ata da reunião do dia 05.09.2020
Participantes: Daniel, Gabi e Jorge
A reunião foi realizada para a incorporação da Gabi no trabalho temático do segundo semestre de 2020 para as disciplinas de Métodos qualitativos e Sociologia IV.
Fizemos uma breve apresentação do projeto e sobre como foi o processo de elaboração ressaltando as etapas percorridas e quais dilemas foram enfrentados.
Como primeira atividade faremos uma revisão do projeto para apontar possíveis mudanças como parte da nota de metodologia IV. Farei uma revisão conceitual da questão espacial a partir dos embasamentos teóricos de Milton Santos em seu livro A Natureza do Espaço. Gabi sugeriu incorporar algumas das discussões contidas no livro Pensando o espaço do homem também de autoria de Milton Santos.
Aguardaremos o encaminhamento da professora Carla para elaborar o questionário e decidimos por focar a pesquisa de usuárias do Tinder exclusivamente nesse aplicativo, sendo que poderemos incluir uma pergunta sobre orientação sexual no questionário pré-elaborado.
Gabi sugeriu a utilização de parte da bibliografia de Sociologia IV no trabalho, onde poderemos utilizar as discussões contidas no livro O processo civilizatório de Norbert Elias e na Etnometodologia de Garfunkel. Daniel sugeriu os trabalhos de Byung-Chul Han com destaque para Sociedade da transparência e No enxame.
Utilizaremos as atas como registro das atividades discutidas em reuniões do grupo, Daniel sugeriu que façamos entrevista com as usuárias por meio de ferramentas como o google meet onde poderemos obter respostas e analisar os gestos das usuárias.
Gabi fez a sugestão de utilizarmos as ferramentas online do google para registrar as etapas de trabalho e também sugeriu uma pesquisa sobre práticas de transfobia no Tinder
Foi feita a divisão bibliográfica da seguinte forma
Daniel
COSTANTINO, Fernanda Angelo. Questões identitárias no Tinder: performance de si, autenticidade e gerenciamento da impressão a partir da percepção do gênero feminino. 2018. 179 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mídia e Cotidiano, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
LÉVY, Pierre. O Que é Virtual? Rio: Editora 34. 1996.
SANTOS, Sheila Cavalcante dos. Curtir ou não curtir: experimentações a partir do Tinder. 2018. 177 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Antropologia, Universidade Federal Paraíba, João Pessoa / Rio Tinto, 2018.
_____. “Meu Tinder tá bombando!”: Geolocalização, sociabilidade e vivências da sexualidade. 30ª Reunião Brasileira de Antropologia, João Pessoa/PB, ago. 2016.
Além dos livros No enxame, Sociedade da transparência e Transformação da intimidade de Antony Giddens.
Gabi
EMARKETER. Internet users in Brazil who use dating apps, by platform, June 2017. Disponível em: <https://tinyurl.com/ybef6y3e>. Acesso em: 06 maio 2020.
IBGE. Estatísticas de Gênero. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/apps/snig/v1/?loc=0&cat=128,-1,1,2,-2,-3&ind=4726>. Acesso em: 06 maio 2020.
ILLOUZ, Eva. O amor nos tempos do capitalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
Além dos livros Pensando o espaço do homem (Milton Santos) e O processo civilizatório (Norbert Elias)
Jorge
CARVALHO, Carolina Adolfo de. Do match ao date: a tensão entre o medo, o desejo e a vergonha em mulheres que buscam relacionamentos com homens pelo Tinder em Santa Maria-RS. 2019. 212 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18875. Acesso em: 2 abr. 2020.
LOPES, Claudia Mazur. O erotismo na ausência do corpo: uma investigação sobre o uso de aplicativos de encontro por mulheres e seus ideais. 2019. 112 f. Tese (Doutorado em Psicologia: Psicologia Clínica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
MAY, Tim. “Entrevistas: métodos e processos”. In: Pesquisa social: questões, métodos e processo. Porto Alegre, Atmed, 2004, p. 145-172.
NOGUEIRA, Maria Francisca Magalhães; SILVA, Thálita Teles. O Amor em Suas Mãos: um estudo sobre a sociabilidade entre indivíduos no aplicativo tinder. : um estudo sobre a sociabilidade entre indivíduos no aplicativo Tinder. Panorama, Goiânia, v. 6, n. 2, p. 99-102, ago. 2016.
PELÚCIO, L. Afetos, mercado e masculinidades contemporâneas: notas inicias de uma pesquisa em aplicativos móveis para relacionamentos afetivos/sexuais. Contemporânea, v. 6, n. 2, p. 309-333, jul/dez 2016.
SANTOS, Milton. A Natureza do espaço. EDUSP, São Paulo, 2005.
SILVA, S. P. DA. Considerações sobre o relacionamento amoroso entre adolescentes. Caderno Cedes, v 22, n 57, Campinas,ago/2002.pp. 23-43.
SOUSA, Stéphanie Gonçalves de; MOREIRA, Victória Régia Pontes; RIOS, Riverson. A liquidez da sociedade pós-moderna: uma análise das relações sob a perspectiva do Tinder. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, São Paulo - SP, set. 2016.
Reunião do dia 20.09.2020
Na reunião foram discutidos os ajustes a serem feitos no projeto para entrega-lo aos professores Carla e Rodrigo Estramanho entre os dias 23 e 24;09.
Fiquei responsável por enviar um e-mail para o professor Rodrigo e agendar um horário para debater o trabalho temático durante a semana de orientação para discutir se há autores que debatem o tema do interesse e da prioridade já que em conversa com o Daniel chegamos a identificar que dependendo da faixa etária as mulheres tem critérios diferentes para encontros via Tinder.
Fiz nesse final de semana as seguintes tabelas: planejamento, matriz de responsabilidade e orçamento.
Na quarta-feira conversaremos com a professora Carla acerca do questionário que aplicaremos com as entrevistadas e também se já podemos partir para a etapa de contato via Tinder com usuárias que estejam entre 25 e 35 anos. Para essa etapa decidimos por fazer 3 perfis no Tinder que colham depoimentos de mulheres de 25, 30 e 35 anos para fazer um comparativo das respostas.
Ata da reunião
04.10
Foram contemplados 4 temas na discussão via Google Meet
Primeiro foi discutido os pontos corrigidos pela professora Carla Diegues no projeto de pesquisa. Fizemos uma discussão sobre os apontamentos feitos na parte do objetivo e na definição do objeto de estudo, onde destacamos pontos de concordância e de dúvida acerca dos apontamentos feitos
Em seguida foi mencionado o blog que será utilizado como diário de campo da matéria de métodos qualitativos. O blog ficará hospedado no Wordpress e recebeu o nome de temático Tinder.
Finalizado o assunto fizemos uma discussão sobre as questões que serão utilizadas nas entrevistas programadas para essa semana. Foi dado uma atenção maior às questões que trataram do lugar de encontro que é onde focaremos nossa análise.
Por fim, estabelecemos que a redação do relatório final deverá ter início no dia 15.11 para que assim tenhamos duas semanas de trabalho antes da entrega programada para 02.12.
Ata da reunião do dia 18.10.2020
Nos reunimos para discutir as impressões do teste de roteiro feito nas duas primeiras semanas do mês de outubro. Foi ressaltada a dificuldade em obter contato com possíveis entrevistadas se valendo apenas do Tinder. Todos encontraram obstáculos quando se tratou de fazer a entrevista de modo online, indicando que havia por parte das usuárias do aplicativo uma certa desconfiança acerca da seriedade da pesquisa.
Desse modo decidiu-se por buscar novos contatos por meio de outras mídias sociais, tais como o instagram e o facebook. Para além das mídias sociais, também foi mencionada a possibilidade de sermos apresentados a prováveis entrevistadas por meio de pessoas previamente conhecidas.
Além de discutirmos estratégias para encontrar as usuárias do Tinder, também foram feitas considerações sobre o roteiro que foi aplicado e vimos a necessidade de promover alterações, sobretudo nas questões sobre gênero e orientação sexual. Daniel em sua entrevista teste indicou ter esbarrado numa confusão por parte da entrevistada sobre qual a diferença entre as duas denominações. Outra questão foi sobre o tema do roteiro utilizado pela usuária no primeiro encontro.
Decidimos por fazer uma alteração das questões para serem utilizadas nas próximas entrevistas.
Também foi decidido de que as entrevistas que serão utilizadas para a elaboração do relatório final deverão ser feitas até o dia 30 do mês corrente para que em Novembro possamos nos dedicar exclusivamente ao debate bibliográfico, conceitual e redação final.
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Comentários